quinta-feira, 12 de setembro de 2019

CEJA INICIA O ATENDIMENTO AOS ILETRADOS EM SANTA TEREZINHA DO PROGRESSO


  No dia 11 de setembro, aconteceu a primeira aula do nivelamento na UD (Unidade Descentralizada do CEJA) em Santa Terezinha do Progresso, destinada aos cidadãos que não tiveram a oportunidade na idade certa em estudar, por inúmeros motivos, e que agora sentem a necessidade de aprender a ler e escrever, pois sentem-se excluídos por não saberem fazer o uso das tecnologias, a compra no mercado, a bula do remédio, o troco do dinheiro, a leitura da Bíblia, a habilitação para dirigir, etc. necessidades que demandam o uso do conhecimento dos quais eles desconhecem.
  Atendendo aos anseios dos cidadãos do município de Santa Terezinha do Progresso, que relatam o desejo em aprender a ler e escrever e que com frequência buscavam junto a escola estadual local, informações sobre a possibilidade de haver uma modalidade voltada para a alfabetização de adultos, a diretora da E.E.B. Santa Terezinha, Neuza T. Weschenfelder Risso e sua equipe reuniram-se no dia 03 de setembro de 2019 com a diretora do CEJA, Jucilei Passoni Giacomin e sua equipe gestora, para formar uma parceria com as escolas e buscar junto a CRE (Coordenadoria Regional de Educação) a abertura de uma turma de nivelamento.
  A modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), já realiza atendimento neste
município para duas turmas do Ensino Médio. Mas os iletrados não eram contemplados. Diante da mobilização, do empenho das escolas e dos futuros estudantes, que estão numa faixa etária de 40 a 73 anos, a CRE não mediu esforços e autorizou a abertura da turma do nivelamento e a contratação de três professores para ministrar as aulas para esta turma, possibilitando para estes cidadãos o acesso ao seu direito em aprender a ler e escrever. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário