quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Diretora faz agradecimento


AGRADECIMENTO

Agradeço a participação de cada integrante da Comissão Escolar de Gestão, responsável pela organização do processo de seleção do Plano de Gestão Escolar -PGE, bem como os mesários que desempenharam suas funções com seriedade e responsabilidade, desde os preparativos, até na votação e apuração dos votos.
Agradeço a todos os professores, alunos e funcionários que compareceram às urnas no dia 26 de novembro de 2015, dia histórico tanto para minha vida profissional quanto para a Educação de Jovens e Adultos – EJA. Agradeço a cada um que compõe a equipe de trabalho, e que certamente contribuiu para que o resultado fosse sucesso nas urnas.
Com a votação expressiva com que vocês me honraram, tenham certeza de que, a partir de janeiro de 2016, poderei fazer ainda mais pela EJA, pois esta tem sido minha bandeira de luta nos últimos 13 anos de minha vida profissional!


quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Profissionais da EJA participam de curso


A equipe gestora, diretora Ivanete Steffens e assessoras Joice H. da Lus e Jucilei P. Giacomin, do Centro de Educação de Jovens e AdultosCEJA/SDR/Gered organizaram um curso de formação continuada para os profissionais da educação que trabalham na Educação de Jovens e AdultosEJA. Este aconteceu nos meses de outubro e novembro e foi ministrado pelas docentes Juciane Dreifke e Naildes Zanetti, da Gerência de Educação/Mh.
O curso, intitulado Tecnologias na sala de aulanovas possibilidades na EJA teve como objetivo principal orientar os profissionais envolvidos sobre seleção e uso adequado das tecnologias como apoio ao processo ensino-aprendizagem, oferecendo subsídios tecnológicos para sua aplicação na EJA, e nos mais diferentes contextos.
A formação continuada encerrou na quinta-feira (26) e teve avaliação positiva dos participantes. As docentes agradeceram o convite e destacaram o empenho do grupo na realização das atividades e o desejo de aprender mais para oportunizar aos alunos o uso destes recursos fundamentais nos dias atuais. A diretora também agradeceu a todos, e de maneira especial aos profissionais que incansavelmente buscam melhorar sua prática pedagógica.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Campanha preventiva a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis)


A turma de Biologia da Escola de Educação de Jovens e Adultos de Maravilha realizou um trabalho visando à conscientização para os cuidados diante das doenças sexualmente transmissíveis, bem como para a aceitação das pessoas portadoras das mesmas, visto que em nossa sociedade ainda existem preconceitos devido à falta de informações corretas.
O trabalho foi motivado pelo estudo da reprodução humana na disciplina, onde além de conhecer os órgãos sexuais, as principais doenças envolvidas com estes órgãos como o câncer do colo do útero e o de próstata, e métodos anticoncepcionais realizaram um debate e produção de texto referente ao aborto, discutindo os casos permitidos por lei, bem como os riscos que mulheres correm quando buscam este procedimento de forma ilegal em ambientes clandestinos.
A temática sobre as doenças sexualmente transmissíveis foi então desenvolvida como consequência do ato sexual e como é possível todos adquiri-las, principalmente a AIDS que pode permanecer por anos ou nunca manifestar seus sintomas, pessoas assim estarão disseminando o vírus, sem mesmo perceber. Também discutimos a importância de buscar os órgãos de saúde publica para realizar os exames constantes, e nunca buscar os pontos de hemosc para doar sangue e aproveitar este local para descobrir se adquiriu a Síndrome, pois aumenta os riscos de contaminar quem precisa do sangue.
Os alunos então realizaram uma pesquisa das diversas campanhas desenvolvidas em nosso país no intuído de prevenir as DSTs e evitar o preconceito através da pesquisa reproduziram um panfleto com o mesmo objetivo.
Disciplina Biologia
Professora
Rosecler Rossetto


terça-feira, 24 de novembro de 2015

ALUNOS DA EJA PARTICIPAM DE PALESTRA SHOW DO NOVEMBRO AZUL


No dia 11 de novembro, os alunos do CEJA - MH das disciplinas de Física e Ciências participaram de uma palestra sobre o Novembro Azul. i inicialmente o Dr. Bruno explicou para os presentes sobre a importância de cuidar da saúde do homem, utilizando uma maneira bem dinâmica para dialogar.

Além de explicar sobre a importância da saúde preventiva, Dr. Bruno alertou que o câncer da próstata é uma doença silenciosa que se não tratada pode levar a morte.

Após a palestra, os alunos participaram de um show humorístico com João Kuiudo.

 


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

AFPAC realiza assembleia


A Associação de Funcionários, Professores e Alunos do Ceja – AFPAC – realizou assembleia no dia 18/11, no auditório do Ceja.
Diversos assuntos foram tratados, dentre eles foi feita a prestação de contas, dos recursos oriundos das contribuições dos alunos, do Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina- CPESC-, do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE– brechó, festa julina e rifas.
A diretoria da AFPAC explanou sobre as melhorias realizadas desde 2013 até os dias atuais, através da apresentação de fotos projetadas com multimídia. Foi possível perceber o trabalho desenvolvido pela direção, AFPAC e Conselho Deliberativo Escolar e, da quantidade de recursos já investidos neste ambiente escolar.
Uma escola de qualidade se constrói com a colaboração de todos”
AFPAC/Nov/2015

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Plano de Gestão Escolar é apresentado no CEJA


A atual diretora do Centro de Educação de Jovens e Adultos e proponente do Plano de Gestão Escolar – gestão 2016-2019, senhora Ivanete Steffens, fez a apresentação de seu plano para a comunidade escolar, na noite do dia 12 de novembro, às 19h30min, no auditório do CEJA.
O PGE está intitulado como “Sujeitos valorizados numa escola democrática e de qualidade”. Este, construído a partir do diagnóstico do Ceja, de acordo com Projeto Político Pedagógico da instituição, e das considerações de todos os profissionais da educação, funcionários e alunos através das avaliações institucionais realizadas no final de cada ano letivo.
O Plano foi elaborado e postado respeitando os requisitos descritos no Art. 9º do Decreto SC nº. 1794/13, com alterações introduzidas pelo Decreto SC nº 243/15.
A Comissão Escolar de Gestão – CEG – formada por alunos, professores e funcionários, está organizando o pleito eleitoral que acontecerá no dia 26/11 (quinta-feira). No CEJA, a votação será das 8h às 21h, sem interrupção. E nas UDs da Educação de Jovens e Adultos – EJA, dos municípios de Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho e Saudades a CEG organizou cronogramas específicos para todos exercerem seu direito.



quinta-feira, 19 de novembro de 2015

UDs da EJA receberam visita


As Unidades Descentralizadas de Educação de Jovens e AdultosEJA - dos municípios de Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho e Saudades receberam visita da diretora geral Ivanete Steffens, da assessora de direção Jucilei Passoni Giacomin e da assistente de educação Leoni Galon.
A equipe do Centro de Educação de Jovens e AdultosCEJArealiza bimestralmente visita junto às turmas da EJA para conhecer os alunos, acompanhar e assessorar os trabalhos das coordenadoras e professores e, especialmente, conversar com os alunos, ouvindo suas histórias de vida e incentivando-os a focar nos estudos e realizar seus sonhos, além de tirar dúvidas e verificar a documentação.
Neste sentido, a diretora Ivanete, realizou uma palestra motivacional em todas as turmas, nos encontros feitos nos meses de outubro e novembro, finalizando com slides onde estavam os principais protagonistas: os estudantes da EJA.









Estudantes da EJA são parabenizados pelo comprometimento com seus sonhos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Profissionais da EJA realizam de Dia de estudo


A equipe gestora do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA/SDR/GERED de Maravilha Ivanete Steffens, Joice H. da Lus e Jucilei P. Giacomin organizaram o encontro para o estudo e discussão da Base Nacional Comum Curricular com professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA – funcionários e representantes do Conselho Deliberativo Escolar e Associação de Funcionários, Professores e Alunos do Ceja – AFPAC -.
O Dia Nacional para o referido estudo aconteceu em 21 de outubro e tinha como objetivo principal conhecer, discutir e organizar as contribuições para posterior inserção no sistema do Portal do MEC/BNCC.
Os participantes se envolveram no estudo e salientaram da importância do documento, pois através deste será possível os profissionais planejarem coletivamente e/ou por áreas do conhecimento, construindo uma harmonia entre as disciplinas e conteúdos, imprescindível nas escolas contemporâneas. E, ainda, em consonância
com a nossa Proposta Curricular de 
SC, destaca a equipe.





sexta-feira, 16 de outubro de 2015

O Dia da Árvore


 A turma de Ciências do Ensino Fundamental Com a Professora Daniela Aresi realiza atividade em comemoração ao dia da árvore.


O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.
Objetivos do trabalho:
·        Conscientizar os alunos sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida;
·        Criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades;
·        Construção de poesias sobre o dia da árvore;
·        Amigo secreto da turma, onde cada aluno trocou uma muda de árvore.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Turma de nivelamento participa de palestra


No dia 29 de setembro de 2015, os alunos da turma do nivelamento do Centro de Educação de Jovens e Adultos, acompanhados pelas professoras Leandra Nunes e Lucena Engler participaram de uma palestra na E.E.B. Nossa Senhora da Salete em comemoração a passagem do Dia do Surdo que aconteceu no dia 26 de setembro.
Essa palestra foi proferida pelo deficiente auditivo Delcimar Filipim que contou um pouco sobre sua vida e os obstáculos que eles enfrentam. Também esteve falando de sua vida o deficiente visual Alan Garlina Ampos, de São Miguel do Oeste o qual falou sobre sua vida e seu sonho para o futuro e demonstrou sua habilidade no violão, tocando e cantando algumas canções.
A turma agradeceu a professora Edine pelo convite. “Temos também duas alunas deficientes auditivas: Iraci Borba e Benta Boeno que se sentiram muito felizes com o encontro com os demais deficientes. Esses encontros deveriam ser proporcionados a eles mais vezes, pois é ali que eles se conhecem e podem conversar entre si por meio da linguagem das Libras”, comenta a professora Lucena.


terça-feira, 29 de setembro de 2015

Trabalho sobre cubismo



Os artistas cubistas procuravam novas maneiras de retratar o que viam. Outro fato importante do cubismo sintético foi à representação do volume colorido sobre a superfície e os quadros passavam a sensação de relevo. Outra característica dessa fase do cubismo foi à utilização da colagem com papéis.
Com esse objetivo foi realizado, com os educandos do ensino fundamental da EJA, os vasos reutilizando as caixas de leite, representando o cubismo sintético, desta forma   também foram aproveitados materiais que iriam para o lixo e confeccionando uma bela e maravilhosa obra de arte.

Professora: Luciane ( Disciplina de Arte)


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Curso e palestra no CEJA


Na última sexta-feira (18/09), os profissionais da educação do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA/SDR/GERED realizaram a parada pedagógica, de acordo com o calendário escolar, a fim de dar continuidade ao Curso de Formação Continuada da Atualização da Proposta Curricular de SC/2014.
Os cursistas estudaram as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, voltando-se especialmente para o texto que diz respeito à modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Também foram estudadas Resoluções, frisando a de nº 183 que esclarece sobre a Avaliação do processo ensino-aprendizagem. O grupo ainda fez atualizações no Projeto Político Pedagógico, em consonância com as leituras realizadas. O próximo encontro que marcará o término da Formação Continuada de 80h está previsto para novembro.
Outra atividade desenvolvida no Ceja foi uma palestra com integrantes do Corpo de Bombeiros. A palestra aconteceu no auditório do Ceja, na noite de 22/09, terça-feira com a presença de alunos, professores, funcionários e membros do Conselho Deliberativo Escolar.
A equipe de bombeiros abordou o tema “ Primeiros Socorros ” e durante a explanação do assunto foi demonstrando, tendo a atenção e participação dos alunos. Falaram de diversos fundamentos, destacando dois princípios que todos devemos apreender: ter conhecimento e tranquilidade, no momento de alguma ocorrência.
A equipe gestora e professores agradecem pela disponibilidade dos profissionais em colaborar para com a agregação de conhecimentos científicos aos cotidianos.


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Equipe do Ceja visita UDs

A diretora geral do Ceja, Ivanete Steffens e a assisitente técnico-pedagógico Joice Hendges da Lus, juntamente com as assistentes de educação Leoni Galon e/ou Marinez F. Lauer realizaram visitas junto às Unidades Descentralizadas dos municípios de Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Saltinho, Saudades e Romelândia, locais onde ofertam a Educação de Jovens e AdultosEJA.
Nestas visitas, a equipe pode conhecer quem são os novos alunos que ingressaram no segundo semestre, explicar sobre o funcionamento da EJA e, especialmente ouvir os alunos, suas histórias e experiências de vida. Também os alunos que frequentavam, tiraram algumas dúvidas, além da conferência da documentação, junto a(o) coordenador(a) de cada UD.
A equipe desenvolveu uma dinâmica para oportunizar a socialização e poder ouvir as expectativas de cada um.Sempre é gratificante conhecer quem são os alunos da EJA e ter a sensibilidade de valorizar seus conhecimentos cotidianos. Os estudantes precisam se sentir bem nos locais de educação, sendo uma grande possibilidade de ascensão social, pessoal e profissional, destaca a assistente técnico-pedagógico, Joice.